segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fibromatose – Tumor Desmóide – Conheça e Entenda este Tumor


Existem casos em pessoas de todas as idades, mas a grande maioria concentra-se em mulheres jovens. Por ser um tumor muito raro, o paciente muitas vezes fica sem diagnóstico por longos períodos, até mesmo porque o diagnóstico vem através da PAAF e exames de imagem que são difíceis de serem feitos.
As condutas diante do tumor variam, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
No geral tenta-se a cirurgia, porém para que não haja recorrência, é imprescindível que seja com margens amplamente livres, o que nem sempre é possível. Depois tenta-se tratamento com Tamoxifeno e Anti-inflamatórios tipo Celebra ou Sulindac, mesmo que o tumor não tenha receptores de estrogênio pode funcionar. Depois tenta-se quimioterapia, dependendo do caso pode ser intensa, parecida para Sarcoma de baixo grau ou mais suave, com pílular como Nexavar, Gleevec, Imahtinib Vinblastine e outras. Após as tentativas, dependendo do local do tumor, pode ser tentado radioterapia.

Fibromatose ou Tumor Desmóide é um tipo de tumor raro de células benignas do tecido conjuntivo, porém de comportamento muitas vezes maligno.
No site http://www.dtrf.org são disponibilizadas mais informações e algumas opções de tratamentos.

Devido tratar-se de uma doença rara, é aconselhável encaminhar o paciente para médicos que já tenham tido experiência no tratamento deste tipode tumor, ou locais que realizam pesquisas como o AC Camargo, por exemplo, que está sempre se atualizando junto a profissionais de outros países sobre novos tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário